Biografia

Pe. Louis Goyard


Padre Louis Goyard

O Pe. Dr. Louis Goyard nasceu em Toulon, na França, em 30 de abril de 1977. Criado em Paris numa família muito católica, começou desde cedo a sentir o chamado pela vida religiosa. E como seus pais o levassem todo domingo à Missa, indignava-se por não lhe permitirem – por causa de sua jovem idade – aproximar-se da comunhão; contudo, de tanto insistir e importunar seus pais, conseguiu finalmente fazer a sua primeira comunhão… aos cinco anos de idade. Aos seis anos, se consagrou a Nossa Senhora, segundo o método de São Luiz Maria Grignion de Montfort, mas continuava sentido que a Providência o chamava a uma entrega mais completa.

Aos 14 anos passou a viver em comunidade religiosa, participando a partir de então em missões na América do Norte e em vários países da Europa; descobrira o real sentido de sua vida: levar os ensinamentos da Igreja ao maior número possível de almas, e aproximá-las de Deus. Desde 1997, dedica-se a atividades evangelizadoras na América Latina. Assim, e além do francês – sua língua natal – aprenderia o português, o inglês, o espanhol e o italiano. Tendo, desde jovem, muita facilidade para a música, estudou piano, órgão, violão e flauta, especializando-se depois em teoria musical e música sacra.

Formado em Filosofia pelo Instituto Filosófico Aristotélico-Tomista (2000 e 2001) e em Teologia pelo Instituto Teológico São Tomás de Aquino (2002 a 2005), sentiu o chamado para sacrificar-se por seus irmãos seguindo os passos de Cristo Sacerdote; ordenado presbítero, em 9 de setembro de 2006, em Avezzano (Itália), incardinou-se na Sociedade Clerical Virgo Flos Carmeli, o ramo sacerdotal dos Arautos do Evangelho, e passaria a servir os outros também mediante a administração da graça sacramental.

Desejoso de aprofundar seus estudos em Teologia, recebeu em 2007 o diploma de Bacharel em Teologia pelo Centro Universitário Ítalo-Brasileiro. Em 2009, recebeu também o diploma de Licenciado em Humanidades pela Pontifícia Universidade Católica Madre y Maestra, de República Dominicana. Completou em 2011 o Mestrado em Direito Canônico e, em 2014, o Doutorado na mesma área, ambos na Pontifícia Universidade Lateranense, de Roma.

Foi vários anos Prefeito de Estudos do Seminário Maior da Sociedade Virgo Flos Carmeli, sendo também ali – e até hoje – professor de diversas matérias, entre as quais Lógica, Leitura de Textos Filosóficos, Redação, Sociologia, Filosofia Latino-americana e Música Litúrgica. Desde 2006 até hoje, exerce o cargo de Secretário Geral da mencionada Sociedade.

Angeologia

Para concluir o curso de Teologia, no Centro Universitário Ítalo-Brasileiro, era preciso realizar um Trabalho de Conclusão de Curso. Muitos temas se apresentavam como possibilidade, e vários deles eram tão atraentes que o estudante viu-se desorientado pelo embaraço da escolha… e procurou seu orientador, o Prof. Ms. Marcelo de Andrade. Tendo-o ouvido com muita paciência, aconselhou: “Ao escolher um tema, pense nas suas possibilidades (facilidade de pesquisa, disponibilidade de acervo, etc.), mas pense sobretudo no que acha que possa ser sua maior contribuição para o mundo em geral, e – em específico – os membros da comunidade à qual você pertence”.

O conselho foi levado a sério. Sobre vários dos temas propostos, existia matéria separada, fichas prontas, meia pesquisa já avançada. Sobre os anjos, entretanto, nosso estudante não dispunha de nada, a não ser o texto de uma conferência onde o Anjo da Guarda era mencionado como sendo o arquétipo de seu protegido. Contudo, este tema já começara a exercer uma poderosa atração sobre o autor, e… pensando bem… se o tema era tão pouco conhecido e tratado, apesar de tão belo, não seria justamente este o tema mais útil? A escolha estava feita, o tema estava decidido.

A pesquisa começou, e esta revelou-se afinal tão fecunda que apenas um terço da matéria – ou talvez menos – pôde ser introduzida no Trabalho, por limitação do número de páginas. Mas o desafio estava lançado; o trabalho continuaria até completar-se, e poderia assim esperar contribuir, no futuro, a aumentar a devoção das pessoas aos nossos santos protetores celestes.

É portanto com muita alegria que foi recebido o convite, da parte da TV Arautos, de iniciar uma série de vídeo-aulas que permitissem veicular, a todo o público interessado, o fascinante tema dos Anjos. E é a esta maravilhosa viajem – fora do tempo e do espaço – que hoje lhe convido, querido(a) internauta, ao acompanhar conosco os textos e mídias que, especialmente para você, colocarei neste blog.

Bem-vindo!