• Sob a proteção dos Anjos – 6ª conferência

    Posted on janeiro 9, 2014 by in Vídeos


    OS ANJOS NO GOVERNO DA CRIAÇÃO – 2ª PARTE
    Nesta segunda conferência do segundo bloco, continuamos nosso estudo do governo da criação por Deus, e concretamente aqui veremos como os anjos servem a Deus como ministros, ou “causas segundas”.
    3) A atuação de Deus mediante causas segundas (continuação)
    Todos os seres dependem do poder de Deus, e na medida em que este poder é aplicado; mas também uns podem depender dos outros. Assim, a uva tem a videira como causa primeira, o ramo como causa segunda.
    Em relação ao plano da criação: quanto ao planejamento, e melhor Deus agir só, porque é mais perfeito; quanto à realização, e mais glorioso para Deus que Ele utilize causas segundas; assim, Ele faz a criatura participante do governo de sua criação.
    Resulta uma pirâmide de causas segundas, terceiras, quartas… as mais próximas de Deus são mais perfeitas e elevadas: Deus governa as inferiores pelas superiores.
    Logo, os anjos superiores iluminam os inferiores, os homens superiores mandam nos inferiores, e os anjos governam os homens.
    4) Os anjos governam o universo
    Algo pode ordenar-se a um fim de modo imediato (direto, sem intermediários) ou mediato (através de outro fim intermediário); os anjos servem imediatamente a Deus, e mediatamente governando as criaturas.
    O poder dos anjos é muito maior que aquele concedido ao homem; no plano original de Deus, anjos e homens colaborariam juntos no aperfeiçoamento do universo, cada qual segundo a própria natureza.
    Na visão beatifica, os anjos apreendem a vontade de Deus, acertam a sua com a dEle, tornando-se instrumentos perfeitos da Providência Divina; contudo, a ação dele se restringe ao âmbito de sua natureza.


%d blogueiros gostam disto: